Enem: reaplicação de prova pode ser solicitada a partir de hoje
A reaplicação do Enem 2024 será nos dias 10 e 11 de dezembro
Os estudantes que perderam um dos dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já podem pedir a reaplicação do exame até às 23h59 do dia 15 de novembro.
Os candidatos devem fazer a solicitação na Página do Participante. Caso seja aceita, a reaplicação acontece nos dias 10 e 11 de dezembro.
Segundo o edital do Enem 2024, o benefício é para estudantes que tiveram problemas logísticos ou alguma doença infectocontagiosa, como tuberculose, influenza humana A e B e covid-19, durante a aplicação do exame.
Os exemplos de problemas logísticos são:
- Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local)
- Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural)
- Erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante
Passo a passo
Para solicitar a reaplicação, o participante deve enviar um documento legível, em língua portuguesa, que justifique a ausência no Enem.
Em caso de problemas de saúde, é preciso incluir atestado médico com assinatura e identificação do profissional de saúde e a Classificação Internacional de Doença (CID 10).
O participante do Enem que estiver internado em um hospital deverá anexar a declaração da unidade de saúde onde permaneceu, contendo o nome completo e o CPF, além de informar a disponibilidade de instalações adequadas para a aplicação do Enem.
Após o envio dos documentos, o Inep vai analisar a solicitação.
Provas da reaplicação
A reaplicação do Enem 2024 também terá 180 questões objetivas divididas entre: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Entretanto, as questões e o tema da redação serão diferentes da aplicação no período regular, para garantir a equidade entre os candidatos.
CNN divulga gabaritos extraoficiais
Após a aplicação do Enem, nos dias 3 e 10 de novembro, a CNN disponibilizou os gabaritos extraoficiais do segundo e primeiro dia de provas. As correções foram feitas por professores da plataforma SAS Educação, em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE).
Além disso, é possível conferir os cadernos de provas do primeiro e segundo dia na íntegra.