Fiat lança Fastback e Pulse com motores híbrido-flex
Veículos ficam quase 12% mais econômicos
A Fiat é a primeira marca a lançar um produto híbrido-flex fabricado no Brasil com proposta mais acessível de preço. Tratam-se dos novos Pulse Fastback T200 Hybrid, que chegam ao mercado na linha 2025 com sistema voltado para maior economia de combustível.
Os SUVs estão disponíveis com preços a partir de R$ 125.990 e chegam nos R$ 161.990.
Os dois modelos da Fiat foram escolhidos para estrear o sistema Bio-Hybrid da Stellantis, desenvolvido no Brasil.
Pulse e Fastback utilizam um motor a combustão 1.0 turbo com 130 cv e 200 Nm de torque, em conjunto com um motor elétrico multifuncional e duas baterias de 12V.
Em outras palavras, um sistema híbrido-leve ou Mild Hybrid Electric Vehicle (mHEV). Nesse caso, o cliente não precisa recarregar a bateria, mas também não há modo 100% elétrico.
O primeiro carro híbrido-flex do mundo foi o Toyota Corolla. Contudo, o conjunto híbrido do sedã era importado. A inovação da Fiat é oferecer o sistema fabricado no Brasil.
Vários outros produtos disponíveis no mercado já contam com esse tipo de tecnologia, mas nenhum produzido localmente.
Segundo a marca, há ganho de 11,5% de economia no consumo urbano com gasolina e 9,8% com etanol para o Fastback, enquanto o Pulse obtém uma redução de 10,7% para ambos os combustíveis.
Não há ganho de potência ou torque dos modelos. O motor elétrico substitui o alternador e o motor de partida.
O sistema opera em quatro modos principais:
- e-Start&Stop: desliga o motor a combustão em paradas para economizar combustível;
- e-Assist: oferece torque adicional nas acelerações;
- Alternador Inteligente, ajusta o carregamento das baterias; e
- e-Regen: regenera energia durante desacelerações.
O sistema de regeneração converte até 25% da energia desperdiçada em um carro convencional em eletricidade, armazenando-a nas duas baterias para uso posterior.
Durante a condução, o motorista consegue acompanhar a sequência de operação através do painel digital, que exibe indicadores visuais para cada fase do sistema híbrido.
Na versão Impetus, o painel digital conta com 7 polegadas, enquanto a versão Audace traz um display menor de 3,5 polegadas.
Além da eficiência energética, o sistema híbrido traz uma vantagem ao melhorar a eficiência geral dos modelos. Durante acelerações e retomadas, o motor elétrico reduz a carga sobre o motor a combustão, proporcionando uma condução mais econômica.
O sistema ainda é composto por um módulo Dual-Battery Switch Module (DBSM), que gerencia automaticamente a carga e o uso das duas baterias, garantindo que o motor elétrico funcione conforme necessário para reduzir o consumo e melhorar a performance.
Novas versões híbridas
Agora na linha 2025, Pulse e Fastback permanecem com mesmo visual e principais equipamentos já conhecidos.
A mudança estética fica por conta, nessas versões, do logotipo T200 Hybrid na tampa do porta-malas e da inédita cor azul Amalfi.
O Fastback destaca-se pela capacidade do porta-malas de 600 litros, um dos maiores da categoria, além de uma altura em relação ao solo, de 19,2 cm.
Em termos de tecnologia, o Fastback 2025 agora conta com uma central multimídia de 10,1 polegadas, disponível a partir da versão Audace. A central inclui integração sem fio com Apple CarPlay e Android Auto.
O modelo também oferece um carregador sem fio para smartphones, com uma saída de ar-condicionado dedicada à área de carregamento para evitar superaquecimento dos dispositivos.
O Fastback possui navegação com dados de trânsito em tempo real, sistema de controle de estabilidade e o recurso TC+ para melhorar a frenagem em condições de baixa aderência.
O ar-condicionado digital com saídas para os bancos traseiros complementa os itens de conforto e praticidade do veículo.
As cores do Fastback incluem Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Silverstone, Prata Bari e Cinza Strato.
A cor Azul Amalfi foi adicionada ao catálogo e é exclusiva para as versões Audace e Impetus, que oferecem também a opção de teto bicolor de série.
Versões e preços: Fastback Hybrid 2025
Fastback Audace T200 Hybrid AT – R$ 151.990
- Motor T200 Hybrid (130cv)
- Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
- Keyless
- Carregador por Indução
- Multimídia 10,1”
- Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
- AEB
- Detecção de Chuva
- Retrovisor Fotocrômico
- Farol Alto Automático
- Partida Remota
Fastback Impetus T200 Hybrid AT – R$ 161.990
Itens da versão anterior somados a:
- Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
- Cluster 7”
- Sensor de Estacionamento Dianteiro
- Farol de Neblina
- Luz no Retrovisor
- Retrovisor com tilt down e rebatimento
- Roda de Liga 18”
- Teto Bicolor
- Bancos em Couro
Já o Fiat Pulse 2025 também preserva sua identidade visual, com uma dianteira elevada e robusta e faróis de LED. Entre os principais itens, Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) a partir da versão Impetus.
O pacote inclui frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e controle automático de faróis, que ajusta a iluminação entre o farol alto e o baixo de acordo com as condições de tráfego.
O Pulse 2025 é oferecido nas cores Preto Vulcano, Branco Banchisa, Vermelho Monte Carlo, Prata Bari, Cinza Strato, Cinza Silverstone e Azul Amalfi para as versões Audace e Impetus.
Assim como no Fastback, o teto bicolor é opcional na versão Audace e vem de série na versão Impetus.
Versões e preços: Pulse Hybrid 2025
Pulse Audace T200 Hybrid AT – R$ 125.990
- Motor T200 Hybrid (130cv)
- Cor exclusiva Azul Amalfi
- Multimídia 10,1”
- Banco Bipartido
- Câmera de Ré e Sensor de Estacionamento
- Keyless
- Carregador por Indução
- Partida Remota
- Rodas em Liga 16”
- Volante em Couro
Pulse Impetus T200 Hybrid AT – R$ 140.990
Itens da versão anterior somados a:
- Cluster 7′
- Multimídia 10,1”
- Sensor de Estacionamento Dianteiro
- Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
- Frenagem Autônoma de Emergência (AEB)
- Farol de Neblina
- Luz no Retrovisor
- Retrovisor com tilt down e rebatimento
- Detecção de Chuva
- Retrovisor Fotocrômico
- Farol Alto Automático
- Roda de Liga 17”
- Bancos em Couro
- Teto Bicolor