Ex-jogador do Manchester City ganha processo milionário contra o clube
Benjamin Mendy, absolvido de acusações de estupro, exigia salários não pagos pelo City
O lateral-esquerdo Benjamin Mendy, ex-Manchester City, venceu nesta quarta-feira (6) um processo contra o clube para receber mais de 11 milhões de libras (R$ 85 milhões) em salários não pagos.
O jogador francês apresentou uma ação contra o Manchester City no ano passado, pedindo salários não pagos desde quando o clube deixou de lhe pagar em setembro de 2021 — pouco depois de ter sido acusado de crimes sexuais — até o fim do seu contrato em junho de 2023.
Mendy foi absolvido de seis acusações de estupro e uma acusação de agressão sexual em janeiro de 2023. Ele foi considerado inocente de uma acusação de estupro e uma de tentativa de estupro após um novo julgamento.
O jogador de 30 anos argumentou que o City deduziu ilegalmente os salários que lhe eram devidos em seu contrato, dizendo em um depoimento que lhe foi prometido que seria pago depois de ser inocentado.
Os advogados da cidade, no entanto, disseram que Mendy não foi pago porque não foi capaz de cumprir suas funções, pois foi mantido sob custódia antes do julgamento por violar as condições de fiança.
“O senhor Mendy tem o direito de recuperar algumas, mas não todas, as quantias reivindicadas”, disse a juíza Joanne Dunlop em uma decisão por escrito nesta quarta-feira.
O Manchester City não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Vini Jr. se torna jogador com maior valor de mercado do futebol
Dunlop disse em sua decisão que Mendy passou dois períodos sob custódia, cobrindo cerca de cinco meses do período de 22 meses de sua reivindicação e durante os quais a cidade tinha o direito de reter seu pagamento.
Quando Mendy não estava sob custódia, descobriu Dunlop, ele estava “pronto e disposto a trabalhar” e foi impedido de fazê-lo por sua suspensão pela FA (Football Association) e pelas condições de fiança “que eram inevitáveis ou involuntárias de sua parte”.
Mendy chegou ao City vindo do Monaco em 2017 por cerca de 52 milhões de libras, com um salário anual de 6 milhões de libras.
Ele assinou pelo clube francês Lorient, atualmente na Ligue 2, logo após seu novo julgamento.