Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições nos EUA: Republicanos ganham controle do Senado, projeta CNN; acompanhe

    CNN Brasil faz supercobertura com mapa interativo; Donald Trump foi eleito presidente

    Tiago Tortellada CNN , em São Paulo

    Os norte-americanos também votam para o Congresso, para governador em 11 estados e outras medidas propostas. Acompanhe a apuração em tempo real.

    Os republicanos conquistaram controle do Senado, segundo projeção da CNN. O partido tem agora 52 assentos nessa Casa legislativa, até 15h40, no horário de Brasília, desta sexta-feira (8). Já os democratas, 44.

    Bernie Sanders foi eleito senador pelo estado de Vermont, mas não está filiado a nenhum partido.

    Além disso, todos os 435 assentos na Câmara estão em disputa. Os republicanos conquistaram 212 deputados, e os democratas, 202, segundo projeção da CNN. São necessários 218 deputados para ter o controle desta Casa legislativa.

    Trump é eleito e comemora desempenho do partido

    A CNN projetou que Donald Trump será eleito presidente dos Estados Unidos. Ele conseguiu o número necessário de 270 delegados — figura do sistema eleitoral americano — e derrotou a vice-presidente Kamala Harris.

    No discurso de vitória, feito na manhã desta quarta-feira, no horário de Brasília, Trump comemorou o desempenho do Partido Republicano na disputa pelo Congresso.

    “A América nos deu um mandato poderoso e sem precedentes. Nós retomamos o controle do Senado — uau, isso é bom”, afirmou a seus apoiadores.

    “O número de vitórias no Senado foi absolutamente incrível”, acrescentou.

    Acompanhe a apuração em tempo real

    A CNN Brasil desenvolveu um mapa interativo, no qual é possível acompanhar em tempo em real a apuração em todos os estados dos EUA.

    Nele, é possível ver a contagem de votos e as projeções dos vencedores.

    Entenda como a CNN projeta vencedores de eleições

    A CNN, junto a outros veículos de imprensa, trabalha com a Edison Research para coletar resultados de votos de autoridades eleitorais e para realizar pesquisas de boca de urna entre os eleitores.

    Em alguns casos, a Mesa de Decisão da CNN pode projetar um resultado com base nos resultados das bocas de urnas, quando um candidato detém uma vantagem muito ampla.

    Em outros, quando a disputa é muito acirrada, a Mesa de Decisão da CNN procura padrões nos dados, como os resultados e a participação se comparam com os resultados anteriores para cada local e se há alguma anomalia no que foi relatado até agora.

    E, nas eleições mais próximas, a Mesa de Decisão da CNN analisará atentamente as estimativas de quantos votos ainda faltam para serem contabilizados, levando em consideração a quantidade total, de que tipo são e de onde poderão vir.

    Entenda mais sobre o processo de projeção de vencedores em eleições nesta matéria.

    EUA: por que os partidos são representados por burros e elefantes?

    Tópicos