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    Américo: Ídolos jovens em campanha de Kamala não mobilizam eleitores indecisos

    Analista avalia estratégia da campanha democrata e destaca que ídolos pop mobilizam mais eleitores convertidos do que indecisos

    Da CNN

    A campanha de Kamala Harris, candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, encerrou com um elenco estelar de celebridades em seu palanque. Nomes como Ricky Martin, Katy Perry e Lady Gaga marcaram presença no último dia de campanha, numa clara tentativa de atrair o eleitorado jovem.

    Américo Martins, analista sênior de assuntos internacionais, avaliou o impacto dessa estratégia. Segundo ele, a presença de ícones da cultura pop pode, de fato, ajudar a atrair determinados grupos de eleitores jovens e liberais, especialmente nos grandes centros urbanos e nas costas Leste e Oeste dos Estados Unidos.

    Impacto limitado em áreas conservadoras

    No entanto, Martins ressalta que essa tática pode ter um efeito limitado ou até mesmo negativo em zonas mais periféricas e rurais, onde Donald Trump mantém uma forte base de apoio. “Isso também pode mobilizar um voto contrário, gente que é mais conservadora, que teme algumas das posições, às vezes polêmicas, de alguns desses artistas’, explicou o analista.

    O especialista destaca que Trump conseguiu, desde sua entrada na política em 2016, atrair um eleitorado que tradicionalmente era base do Partido Democrata: a classe média e média-baixa, incluindo trabalhadores da indústria americana afetados pela deslocalização de fábricas.

    Eficácia questionável para eleitores indecisos

    “Esses ídolos jovens mobilizam, mas muito provavelmente eles falam mais para os convertidos do que para os eleitores que estão indecisos”, pondera Martins. Ele questiona a existência de um número significativo de eleitores ainda indecisos nesta altura da campanha, dada a clara diferença entre as propostas dos dois campos políticos.

    A análise de Américo Martins lança luz sobre os desafios enfrentados pela campanha de Kamala Harris na tentativa de ampliar sua base de apoio, especialmente entre os eleitores mais jovens, num cenário político altamente polarizado.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

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