Amazon e Mercado Livre lideram ranking em estratégia digital no varejo, diz pesquisa
Empresas se destacam com melhor engajamento nas redes sociais, buscas e presença em discussões de grandes influenciadores
Quando se trata de redes sociais e estratégias digitais no Brasil, a Amazon e o Mercado Livre têm o melhor desempenho entre as empresas do setor varejista. Foi isto que mostrou o ranking de eficiência do varejo (REV), publicado pela startup Datrix.
A análise realizada considerou o engajamento das companhias nas redes sociais, buscas de consumidores pela empresa e a presença da marca em discussões de grandes influenciadores.
O segmento de fast food conta com dois representantes na pesquisa. O McDonald’s ocupa o 8º lugar, com 418 pontos, enquanto o Burger King fica logo atrás, na 10ª posição.
Observando as empresas de vestuário, a Riachuelo conquistou o 5º lugar, com 435 pontos, seguida pela Hering (17º), pela C&A (22º), pelas Lojas Renner (23º) e pela Arezzo (26º, com 274).
Entre os marketplaces asiáticos, a Shopee obteve a melhor colocação, na 6ª posição, com 430 pontos, seguido pela Shein (7º), enquanto o Aliexpress ficou em 28º lugar, com 266 pontos.
Já entre as redes de drogarias, a Drogasil conquistou o 14º lugar, com 342 pontos. E na lista de supermercados, o Pão de Açúcar ficou em 27º, com 269 pontos.
Confira a lista completa.
- 1.Amazon
- 2.Mercado Livre
- 3.Havan
- 4.Magazine Luiza
- 5.Riachuelo
- 6.Shopee
- 7.Shein
- 8.McDonald’s
- 9.O Boticário
- 10.Burguer King
- 11.Casas Bahia
- 12.Centauro
- 13.Ifood
- 14.Drogasil
- 15.Havaianas
- 16.Adidas
- 17.Hering
- 18.Lojas Americanas
- 19.Puma
- 20.Carrefour
- 21.Cacau Show
- 22.C&A
- 23.Lojas Renner
- 24.Natura
- 25.Supermercados BH
- 26.Arezzo
- 27.Pão de Açúcar
- 28.AliExpress
- 29.Umbro
- 30.Bauducco
Investimento em publicidade digital e suspensão do X
Em 2023, o setor varejista investiu aproximadamente R$ 35 bilhões em publicidade digital no Brasil, alta de 47% em comparação a 2020, quando o valor registrado foi R$ 23,7 bilhões.
Segundo também a análise da Datrix, decisão pelo bloqueio da rede social X (antigo Twitter) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pode gerar impactos nos investimentos em publicidade digital ainda neste segundo semestre de 2024.
“Será interessante acompanhar o impacto desse bloqueio nos próximos meses. As empresas poderão usar o REV para planejar ações orientadas por dados”, explica João Paulo Castro, CEO e cofundador da Datrix.