Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tensão no Oriente Médio demonstra fraqueza do sistema internacional, diz especialista

    Especialista analisa ataques do Irã contra Israel e destaca a ineficácia da comunidade internacional em lidar com conflitos na região

    Da CNN

    A recente escalada de tensões no Oriente Médio, marcada pelos ataques aéreos do Irã contra o território israelense, evidencia a fragilidade do sistema internacional, segundo o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador de Harvard, Vitelio Brustolin.

    De acordo com informações da agência Reuters, mais de 200 mísseis foram lançados contra Israel numa demonstração de força que desafia as normas internacionais e coloca em xeque a capacidade de resposta da comunidade global.

    Complexidade do cenário geopolítico

    O especialista destaca a complexidade da situação, apontando que “de um lado tem o Irã, que é um Estado membro da ONU, que financia grupos terroristas que querem a extinção do Estado de Israel”.

    Entre esses grupos, Brustolin cita o Hamas, o Hezbollah, os Houthis e a Jihad Islâmica na Palestina, além de forças insurgentes na Síria e no Iraque.

    Por outro lado, o professor ressalta a posição controversa do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que “está longe de ser unanimidade”.

    Com apenas 38% de aprovação em Israel, Netanyahu enfrenta acusações de corrupção e críticas por suas tentativas de reforma do judiciário, que chegaram a provocar ameaças de greve por parte das forças armadas israelenses.

    Desafios para a comunidade internacional

    Brustolin enfatiza que a estratégia do Irã “não tem como ser tolerada pela comunidade internacional”, mesmo considerando as críticas aos atos de força de Israel, frequentemente apontados como desproporcionais.

    O especialista alerta para a possibilidade de Netanyahu ser denunciado pelo Tribunal Penal Internacional, mas ressalta que a comunidade internacional não pode ignorar o terrorismo financiado por um país membro da ONU.

    A situação atual expõe as limitações dos mecanismos internacionais de resolução de conflitos e manutenção da paz.

    O professor argumenta que é necessária uma resposta mais efetiva da comunidade global para lidar com as complexidades geopolíticas do Oriente Médio e prevenir uma escalada ainda maior do conflito.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos