Sport consegue liminar na Justiça, e leilão da Ilha do Retiro é suspenso
Decisão é da 27ª Vara Cível da Capital; clube pernambucano está em processo de Recuperação Judicial
O leilão da Ilha do Retiro, estádio do Sport, está suspenso. O clube conseguiu, nessa segunda-feira (30), uma liminar em caráter de urgência para impedir o certame, que estava previsto para ocorrer nos dias 1º e 10 de outubro. A decisão é da 27ª Vara Cível da Capital de Pernambuco.
A juíza Ana Carolina Fernandes Paiva, responsável por assinar a liminar, à qual a Itatiaia teve acesso, classificou o estádio rubro-negro como “essencial à manutenção da atividade exercida, bem como à própria reestruturação do clube”.
Mirassol e Sport ficam no empate em confronto direto pela Série B.
“Ante o exposto, defiro a tutela de urgência para suspender o leilão designado pela 33ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Pernambuco”, diz a decisão. “Oficie-se, com urgência, ao leiloeiro responsável e ao Juízo da 33ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Pernambuco, dando-lhes ciência desta decisão”, completa.
No dia 13 de setembro, a Justiça Federal de Pernambuco determinou o leilão da sede do Sport por causa de uma dívida do Leão com a Fazenda Nacional, de valor não informado. O valor mínimo estabelecido foi de R$ 400 milhões.
Vale lembrar que o Sport está em processo de Recuperação Judicial. Esta não é a primeira vez que o estádio rubro-negro é colocado em leilão pela Justiça. Em março deste ano, a Justiça já havia determinado hasta pública da sede do Leão. Uma decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 5ª região, no entanto, impediu o certame.
Ilha em reforma
A Ilha do Retiro não recebe uma partida oficial desde o dia 25 de novembro do ano passado, e está passando por uma série de mudanças estruturais, como troca no gramado, nos refletores, reforma nos vestiários e recuperação das cadeiras de setores do estádio. Por conta disso, o Sport tem jogado na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), ao longo de 2024.
O prazo inicial para a conclusão da obra era agosto de 2024, mas houve um atraso causado pelas chuvas, segundo a gestão rubro-negra.
Existe uma expectativa de que o duelo contra o Ceará, marcado para 7 de outubro, uma segunda-feira, seja marcado para a Ilha do Retiro. No entanto, o Leão precisa de autorização do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Pernambuco para que isso ocorra.