Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alerta: maior e mais poderosa onda de calor sufocante do ano começa hoje; veja áreas afetadas

    Ao todo, nove estados terão alguma área com 5ºC acima da média até 12 de setembro

    Letícia Cassianoda CNN* , em São Paulo

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='3104356' id_galeria='10162100' html_id_prefix='featured_' ]

    A partir desta segunda-feira (2) o Brasil deve enfrentar uma nova e poderosa onda de calor. Uma massa de ar quente e seco começa a cobrir o país no decorrer da desta semana, podendo durar até a segunda quinzena do mês.

    Segundo os mapas de previsão meteorológica do Climatempo, nove estados podem ter alguma área com 5ºC acima da média.

    Painel diário de temperaturas de 02 a 07 de setembro • Climatempo

    Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia são os estados mais afetados. Já Espírito Santo, Pará e Minas Gerais devem ter poucas cidades afetadas.

    Apenas no litoral do Rio Grande do Sul, no norte de Minas Gerais, no oeste do Amazonas, no norte do Amapá e em todos os estados do nordeste a temperatura não se altera.

    Calor mais frequente

    De acordo com o Climatempo, esse tipo de fenômeno nesta época do ano e no mês de setembro já são comuns em grande parte do Brasil, principalmente em áreas do Brasil Central e no Centro-Oeste.

    Áreas afetadas por onda de calor até o dia 12 de setembro • Climatempo

    Contudo, nos últimos anos essas ondas de calor têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas também, afirmou a empresa de meteorologia. Além disso, os modelos meteorológicos indicam que desta vez o período seja maior.

    Esta pode ser a onda de calor mais forte que as duas primeiras registradas no início do ano entre março, abril e maio, em termo de duração e de temperaturas

    Há a possibilidade que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês. A expectativa de chegada de chuva sobre a maioria destas áreas é apenas entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro.

    *Sob supervisão