Djokovic é eliminado na terceira rodada do US Open: “Partida horrível”
Sérvio caiu para o australiano Alexei Popyrin
O sérvio Novak Djokovic sofreu uma grande surpresa nas mãos do australiano Alexei Popyrin ao ser derrotado por 3 sets a 1 (6/4, 6/4, 2/6 e 6/4) na terceira rodada do US Open nesta sexta-feira (31), encerrando a tentativa de conquistar o 25º título de Grand Slam e o segundo consecutivo nos Estados Unidos.
Djokovic, que teve que se esforçar muito para ganhar a medalha de ouro olímpica em Paris sobre o espanhol Carlos Alcaraz, pareceu lento contra o energizado adversário, que conquistou a maior vitória da carreira.
“Usei muita energia para ganhar o ouro e cheguei a Nova York sem me sentir revigorado mental e fisicamente. Mas, como é o US Open, eu dei uma chance e dei o meu melhor. Não tive nenhum problema físico. Só me senti sem gás, e você podia ver isso pela maneira como eu jogava”, disse Djokovic aos repórteres.
Popyrin, que perdeu para Djokovic no Australian Open e em Wimbledon neste ano, levantou os braços em triunfo e abriu um largo sorriso após eliminar o atual campeão do torneio e chegar às oitavas de final de um torneio importante pela primeira vez.
“Acho que foi a terceira vez que tive sorte. Honestamente, tivemos algumas batalhas, tive minhas chances nessas partidas, mas não aproveitei. Esta partida foi um pouco diferente, consegui aproveitar minhas chances e joguei um bom tênis”, disse Popyrin em entrevista na quadra.
Djokovic teve cinco chances de quebra na abertura, mas não conseguiu converter nenhuma delas, enquanto Popyrin quebrou o serviço na primeira oportunidade para abrir 5 a 4 e garantir o primeiro set. Popyrin quebrou novamente no segundo set quando o voleio de Djokovic saiu para fora, abrindo 3 a 2, e assumiu o controle da partida com um saque e voleio perfeitamente executados para garantir o segundo set.
Djokovic mostrou alguma vida no terceiro ao quebrar o serviço com um forehand que Popyrin não conseguiu controlar e levou o set para voltar à partida. Mas a recuperação provou ser curta, com Popyrin conseguindo um forehand vencedor feroz para uma quebra de serviço e a liderança por 3 a 2 no quarto.
Ele completou a virada quando o forehand de Djokovic navegou longo no match point. O sérvio foi atipicamente desleixado na disputa, cometendo 14 duplas faltas, um recorde para ele em uma partida de Grand Slam, enquanto o oponente acertou 50 winners.
https://twitter.com/usopen/status/1829728576268091398
“Se você joga em uma superfície rápida como essa, sem o saque, sem a capacidade de ganhar pontos livres ali, com uma porcentagem de primeiro saque muito baixa, muitas faltas duplas, então você não pode vencer. Foi uma partida horrível para mim”, disse Djokovic.
A derrota significa que Djokovic terminará uma temporada sem um título de Grand Slam pela primeira vez desde 2017. A surpresa no Arthur Ashe aconteceu uma noite depois de Carlos Alcaraz ser surpreendido pelo holandês Botic van de Zandschulp. O próximo desafio de Popyrin é enfrentar o americano Frances Tiafoe na quarta rodada.
Edição de Himani Sarkar e Stephen Coates