Tipos de estepe: saiba quando é possível rodar com cada um deles e por quê
Ao furar o pneu numa rua ou rodovia, equipamento pode tirar condutor de enrascadas
É comum que condutores só lembrem do estepe — item presente em boa parte dos carros — em momentos de necessidade. Ao furar o pneu numa rua ou rodovia, esse equipamento pode ajudar a fugir de enrascadas. Mas nem todo estepe é igual. Conheça abaixo os tipos de estepe existentes e quando é possível rodar com cada um deles.
É possível destacar três tipos de estepe:
- Semelhante ao pneu utilizado no veículo (que não apresentará diferença na sua utilização);
- Roda de dimensões menores (que apresentará mudanças na sua utilização);
- Veículos com ausência de qualquer tipo de estepe, que podem ou não ser equipados com Run Flat.
Apesar da variedade, não cabe ao condutor ou ao proprietário decidir qual tipo ele irá usar no veículo. “Isto é algo preconizado pelo fabricante para aquele determinado projeto”, explica o especialista em mecânica automotiva Daniel Monteiro.
Para o estepe de tamanho igual é algo mais simples, pois basta fazer a substituição da roda original pela roda reserva (quando ambas são da mesma medida).
No caso das rodas de menores dimensões, elas são de uso temporário e vêm com etiquetas de identificação de velocidade máxima que podem alcançar. Além disso, apresentam conduções adversas tais como: “Acelerações e frenagens bruscas devem ser evitadas”.
“A calibração correta e constante é essencial durante o seu armazenamento e funcionamento. O manual do proprietário é a fonte mais confiável e indicada para consulta da pressão ideal. Para este tipo de pneu, a pressão, geralmente, é maior do que as dos pneus utilizados no veículo”, reforça Monteiro.
O especialista ainda lembra que, seja qual for o tipo de estepe, não pode haver oxidações, trincas, pancadas ou qualquer outro tipo de anomalia que comprometa a correta fixação no conjunto aro-pneu.
A localização do estepe também pode variar. Normalmente, ele é encontrado no porta-malas, abaixo do carpete.
Em picapes, no entanto, o item fica na parte inferior do carro. Há também alguns carros como o Ford EcoSport, que tinha o estepe do lado de fora, na tampa do porta-malas. O Fusca, por ter o motor na traseira, tinha o estepe armazenado na frente, dentro do compartimento.
Alguns carros mais modernos e com porta-malas pequeno estão deixando de fornecer a quinta roda e, em troca, estão dando um kit reparo de pneu. O item funciona como um selador para pequenos furos na borracha. Porém, quando há a necessidade de uso do kit, o carro deve ser levado ao borracheiro o quanto antes. Também é uma solução temporária.
Há ainda os carros que usam uma tecnologia chamada Run Flat. Esse tipo de pneu é reforçado nas laterais, o que impede que ele se deforme completamente quando furado. Assim, o veículo pode continuar rodando a uma velocidade limitada e por uma distância de até 80 quilômetros. O preço para esse tipo de pneu costuma ser elevado.